quinta-feira, 10 de julho de 2008

Produção Textual Escrita: Ensaio Escolar

Tânia Mara Cassel Trott[1]

O ensaio escolar é um gênero textual no qual você pode expressar, de maneira consciente e crítica, seus posicionamentos em relação aos mais variados assuntos.
As pessoas tentam nos convencer, constantemente, de que a opinião delas sobre determinados assuntos merece crédito, e nós procuramos demonstrar para elas que o nosso ponto de vista a respeito desses assuntos também tem fundamentos consistentes.
A busca de progresso na produção de textos argumentativos deve ser um dos nossos objetivos dentro e fora da escola. Você produzirá seu texto, contendo uma reflexão particular e fundamentada sobre o assunto, objetivando levar o leitor a aderir ao ponto de vista defendido. Nesta proposta de elaboração textual, você vai escrever um ensaio escolar: texto argumentativo produzido em situação escolar.
O ensaio é um texto que expõe idéias, se dedica à reflexão crítica, mas ao mesmo tempo compartilha com a arte da possibilidade autonomia estética. Ele assume a forma livre sem um estilo definido. Sua natureza supõe diálogo, sua escritura supõe leitura.
Ensaios são simples opiniões, são tentativas de escritas. A cordialidade, a abertura, a polêmica são marcas da escritura ensaística.
Consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), com um objetivo de apresentar e defender uma idéia.
Chama-se ensaio à representação de uma peça de teatro, antes de sua estréia perante o público, com o objetivo de verificar se tudo está como deve ser, do mesmo modo, muitos artistas plásticos chamam ensaio a determinadas fases, parciais ou de conjunto, das respectivas obras, antes de se considerarem prontas para a exposição.
O ensaísta utiliza a sua liberdade individual e se baseia na reflexão que faz sobre as matérias de que se trata, para sobre elas constituir um pensamento original.
No fundo, o ensaio representa sempre, seja qual for a matéria que verse, um ajuste de contas entre o conhecimento já detido pelo autor e aquilo que ele pretende conhecer.
[1] - Professora de Lingua Portuguesa do Colégio de Aplicação/UFSC

Nenhum comentário: