terça-feira, 15 de julho de 2008

O Trabalho de Campo no Ensino Fundamental

Manoel Pereira Rego Teixeira dos Santos [1]
José Carlos da Silveira [2]

As “saídas de campo” constituem um elemento da dinâmica pedagógica que promove o deslocamento do espaço físico da sala de aula, para um ambiente externo a ela, possibilitando, a estudantes e professores, o contato direto com as muitas dimensões das realidades que os cercam. Também conhecida por “estudo do meio” ou “viagens de estudos”, tal recurso é marcado pelo movimento em direção ao conhecimento [...].
A construção de objetivos, a preparação teórica do grupo docente e discente, o trabalho de planejamento e motivação, constituem elementos essenciais para esta modalidade de ação pedagógica [...].
A escala de ação do trabalho é algo a ser definida a parir das necessidades e condições do ambiente escolar: a rua da escola, o bairro onde mora o estudante, a praia mais próxima, o assentamento agrícola, o centro da cidade, o museu, e tantos outros, configuram-se como espaços, por excelência, para a prática da pesquisa orientada.Uma máquina fotográfica ou filmadora, uma prancheta ou um bloco de notas, de sandálias ou de tênis, o importante é trilhar a estrada do conhecimento.
[1] Professor, doutorando em História - UFSC.
[2] Professor de Geografia do Colégio de Aplicação -UFSC

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