quinta-feira, 10 de julho de 2008

Planejamento, execução e revisão do texto

Tânia Mara Cassel Trott [1]

Elaborar um texto dissertativo-argumentativo capaz de obter êxito desejado, exige que o autor selecione muito bem os “fios” textuais e os “teça” com esmero. Daí a importância do investimento de tempo e disposição para projetar, fazer, reprojetar e refazer. Recomendamos esses procedimentos:

1. Decida sobre qual assunto irá argumentar dentre as linhas de pesquisa apresentadas e relacionado com a temática: a luta pela posse da terra. O Objetivo da produção é expor argumentos convincentes sobre o assunto selecionado para levar o leitor a crer no ponto de vista que você defende. Aproprie-se de argumentos que dêem sustentação para sua defesa. Para isso, é fundamental a pesquisa em livros, revistas, jornais, Internet...e a busca de informações com pessoas competentes no assunto (argumento de autoridade). Só pare esta coleta de argumentos quando tiver a certeza de que já possui dados suficientes para uma sólida argumentação.
2. Monte um plano inicial, com base das respostas obtidas a partir da reflexão sobre aspectos importantes do texto: Como expressará inicialmente o ponto de vista adotado sobre o assunto? Quais argumentos serão utilizados e em que seqüência aparecerão? Como concluirá o texto? Que posição vou assumir diante do assunto (favorável ou contra)? Que pessoa gramatical será empregada (1ª ou 3ª)? Que estilo prevalecerá (formal ou informal)?
3. Desenvolva suas anotações para obter o rascunho. Organize, com coerência e clareza, as idéias nos parágrafos. Coloque um título expressivo e que tenha relação com o texto.
4. Lance um olhar crítico sobre o rascunho, tentando fazer o papel do leitor que receberá o texto, ainda há tempo para melhorá-lo. Faça as seguintes perguntas:

- Meu texto defende clara e coerentemente um ponto de vista sobre o assunto que escolhi?
- Sustentei meu posicionamento com argumentos convincentes, boa seleção e estratégias argumentativas?
- Distribuí as idéias e os parágrafos numa seqüência lógica e de forma a facilitar a compreensão?
- Organizei adequadamente as informações e os parágrafos evitando confusão no seu entendimento?
- Usei uma linguagem adequada ao gênero textual e ao leitor?
5. Por definição, o ensaio não tem uma estrutura predefinida. Basta-lhe que, tal como recomenda o bom senso, tenha princípio (introdução), meio (exposição e argumentação) e fim (conclusão).
[1] Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação/UFSC

Um comentário:

Johnny disse...

BOM DIA , EU SOU ESTUDANTE DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UFES,ESTOU NO PRIMEIRO PERÍODO E TENHO QUE FAZER UM ENSAIO SOBRE QUALQUER TEMA RELACIONADO A MINHA ÁREA. E GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR FORMA PARA ELABORAR UM ENSAIO E OBTER UM BOM RESULTADO CRÍTICO DO LEITOR ( A PROFESSORA),OBRIGADO.

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