domingo, 19 de julho de 2009

Algumas linhas para lembrar tantas histórias: 48 anos do Colégio de Aplicação - UFSC


José Carlos da Silveira [1]

A criação de uma instituição de ensino situa-se num determinado contexto histórico-político-cultural , vinculado a necessidade de ampliação do universo cultural de uma dada sociedade. As novas demandas que surgem na esfera do conhecimento, tem na instituição escolar campo fértil para o debate e proposição de encaminhamentos.

De acordo com Milton Santos (1996, p.51) o espaço geográfico é formado por um sistema indissociável de objetos e de ações . Os objetos geográficos, desta forma, podem ser compreendidos como tudo o que foi criado pela ação humana, como por exemplo, uma instituição escolar que, por sua vez, situa-se num contexto de ações produzidos pelos homens num dado momento histórico.

Assim em 17 de julho de 1961, pela Portaria 673, da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação, foi criado o Colégio de Aplicação, da recém fundada Universidade Federal de Santa Catarina (1960).

A criação dessa instituição veio atender a necessidade daquele momento histórico, da formação do professor catarinense:

A necessidade de um lugar específico para ministrar aulas era decorrente de legislação federal que, por determinação do Decreto-Lei nº 9.053, de 12 de março de 1946, responsabilizava as Faculdades de Filosofia pela criação de local específico para a atuação prática dos alunos do curso de Didática, espaço este denominado, por força de legislação, de Ginásio de Aplicação. Embora vigente desde 1946, somente com a institucionalização dos cursos de Didática e Pedagogia, em 1960, é que se viu a Faculdade obrigada efetivamente a cumprir este determinante legal (SILVEIRA, 2004, pg. 133-134).

Ao completar 48 anos de existência, novos elementos foram agregados ao processo de formação da instituição escolar no campo do ensino, pesquisa e extensão. O espaço da prática de ensino, no entanto, garante, desde a sua fundação, forte compromisso com a formação do professor. Além das licenciaturas, outros campos do conhecimento também tem no Colégio de Aplicação as condições para a formação de seus profissionais.


Fontes:
1- SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
2- SILVEIRA, José Carlos da. Gênese do ensino superior de geografia em Santa Catarina : da faculdade de filosofia à universidade federal (1951-1962) - ensino e pesquisa na dinâmica de modernização estadual. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
3- COLÉGIO DE APLICAÇÃO. http://www.ca.ufsc.br/


[1] Professor de Geografia do Colégio de Aplicação

Nenhum comentário: