domingo, 31 de maio de 2009

Escola 25 de Maio

Profa. Naira Mohr [1]


Um pouco da história


O nome da escola é fruto da história do MST. No dia 25 de maio de 1985 ocorreu a primeira e maior ocupação de terras em Santa Catarina, no município de Abelardo Luz, com a participação de aproximadamente 2000 famílias. Destas, 85 foram destinadas para o município de Fraiburgo, no ano de 1986, constituindo dois assentamentos: União da Vitória e Vitória da Conquista. Depois foram instituídos os assentamentos Rio Mansinho, Chico Mendes e Contestado.

Uma das primeiras preocupações das famílias foi a escola e, já no primeiro ano de assentamento, as crianças foram reunidas sob a sombra de uma árvore para as primeiras aulas. Em 1987 foram criadas duas escolas de séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série). Neste período já havia discussões a respeito das possibilidades de expansão dos níveis de ensino existentes, originando a trajetória e a história da escola. Existiam dois lotes reservados pela comunidade com a finalidade de criação da escola de 5ª à 8ª série, sendo que no ano de 1989 foi aprovado seu funcionamento, denominando-se Escola Agrícola 25 de Maio.


Educação do Campo
Desde o início de seu funcionamento, construiu-se um currículo voltado à educação do campo, em que as crianças e jovens atendidos, além das disciplinas do núcleo comum (currículo básico nacional), permaneciam em tempo integral, desenvolvendo técnicas e conhecimentos agropecuários, relacionados às suas próprias vidas. Em 1998 foi criada a Cooperativa dos Estudantes pela Reforma Agrária (CEPRA), visando, principalmente, qualificar e fortalecer as ideas de cooperação e auto-organização dos educandos. Outra linha estratégica foi a definição por um modelo que priorize os fundamentos da agroecologia.
Estas iniciativas tiveram o suporte da Secretaria Estadual de Educação, do Setor Estadual de Educação do MST e da comunidade local representada por pais, comunidade local, educandos e educadores. Este envolvimento coletivo teve um papel fundamental no fortalecimento da proposta educacional da Escola Agrícola 25 de Maio e garantiu diversas conquistas dentre elas a expansão dos níveis de ensino médio e profissional.
Os alunos do campo, ao terminarem o Ensino Fundamental na região, possuíam como alternativa freqüentar o Ensino Médio nas sedes dos municípios, porém muitos não o faziam devido, entre outras, às dificuldades de acesso. Para o caso do município de Fraiburgo, esta se encontra a 25 quilômetros do assentamento onde se localiza a Escola Agrícola.

Essa realidade, vivida por dezenas de sujeitos dos acampamentos e assentamentos de Fraiburgo, também se dá nas demais localidades, como é o caso dos municípios do entorno, como Lebon Régis, Campos Novos, Curitibanos, Brunópolis, Frei Rogério, Monte Carlo e Caçador e também de outras regiões do estado.
Ampliação do espaço escolar
Sendo assim, no ano de 2002, implementou-se o nível médio noturno. No ano de 2004, iniciou-se o Curso de Técnico em Agroecologia, através do PRONERA, funcionando em regime de alternância, articulado com o nível médio oferecido pelo Estado. m 2006 constituíu-se uma nova turma de Ensino Médio articulado com o Ensino Técnico Profissionalizante em Agroecologia, em convênio com a Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul. Em 2008 iniciou-se nova turma de Ensino Profissonalizante também por meio do PRONERA.

Finalmente, após várias atividades de mobilização e pressão, em 2009 é criado o Curso de Nível Médio Integrado a Educação Profissional pela Secretaria de Estado de Educação, na própria Escola 25 de Maio.




[1] Educadora da Escola 25 de Maio, Assentamento União da Vitória, Fraiburgo (SC)

Nenhum comentário: