domingo, 17 de julho de 2011

Colégio de Aplicação: 50 anos de história



Coordenação,

A criação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1961, dá-se em meio ao processo de gênese da própria Universidade, fundada em 1960. Os anos 1960, em Santa Catarina, inauguram desta forma, um novo tempo no que se refere ao ensino. A reunião das Faculdades existentes (Medicina, Odontologia e Farmácia, Direito, Filosofia, Ciências Econômicas, e Serviço Social) em um centro universitário constituía anseio de parcela de intelectuais, bem como da população, que viam tal situação uma possibilidade de situar Santa Catarina na dinâmica modernizadora do período, bem como a ampliação do desenvolvimento cultural e profissional.

Neste contexto, ligado à Faculdade Catarinense de Filosofia, nasce o Ginásio de Aplicação, com a tarefa de possibilitar a prática de ensino aos estudantes dos cursos de Licenciatura. Embora solicitado em 1959, apenas em 17 de julho de 1961 é que houve a autorização para seu funcionamento. É importante destacar que desde 1946 existia legislação que obrigava as Faculdades de Filosofia a manterem um Ginásio de Aplicação a fim de garantir a formação dos futuros professores. Em Santa Catarina esta determinação legal tornou-se realidade em 1961.

Passaram-se 50 anos, muitas mudanças ocorreram. A tarefa institucional originalmente ligada ao Ensino se amplia e o Colégio passa a desenvolver Pesquisa e Extensão, fortalecendo seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade.

O processo de ingresso na instituição vai tomando contornos diferentes ao longo do tempo, onde hoje, utiliza-se o sistema de sorteio. Outras tantas transformações ocorreram, cada uma em determinado momento, expressando os desejos e necessidades do coletivo de um determinado tempo.

A festa dos “50 anos” ocorreu no dia 15 de julho, reunindo sujeitos de ontem e de hoje, um encontro de gerações que expressavam a alegria de ter participado desta história.




Nenhum comentário: